[Fast Tips] AWS – Utilizando as Tags de maneira criativa

[Fast Tips] AWS – Utilizando as Tags de maneira criativa

Nesse post vamos abordar uma funcionalidade muito importante da AWS e que muitas vezes é pouco explorada pelos administradores da nuvem! TAGS

As tags da AWS estão lá não apenas para dar o nome para os recursos de cada serviço como na parte de EC2 que temos a Tag Name para nomear cada instância criada. As tags tem o papel de organizar, descrever e até otimizar a administração dos recursos.

A seguir você vai ver algumas funcionalidades que as tags podem proporcionar:

  1. Criar uma tag Environment e aplicá-la em todos os serviços que possuem esse recurso pode ser uma das maneiras de segregação de ambientes como Homologação e Produção, o que pode facilitar em uma busca rápida no painel de Instances do EC2 ou até mesmo auxiliar na hora de visualizar o custo por ambiente na área de billing.
  2. Tags para executar rotinas em determinados recursos como desligar o ambiente de homologação durante a madrugada para diminuir o custo. Ou seja todos os recursos que possuem a tag desligar serão atingidos por uma rotina de stop/start.
  3. Até na hora de criar um ambiente de deploy blue/green é possível utilizar as tags para controlar qual stack está ativa e qual stack não está: Stack: ON Stack: OFF

Essas são só algumas implementações possíveis usando as tags da AWS, você pode optar por usá-las da forma que preferir, criatividade é tudo!

Compartilhe conosco outros exemplos em que o uso das tags da AWS foi usado de forma criativa inteligente!

“[Fast Tips] AWS – Utilizando as Tags de maneira criativa”

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *